terça-feira, 28 de julho de 2015

TRADIÇÃO VIEIRA - RS PRÉ-HISTÓRIA


Os caçadores-coletores da Tradição Vieira já fabricavam cerâmica, mas não sabemos se desenvolveram a horticultura. Viviam da caça, pesca e coleta nos banhados, nos rios e nas florestas da região. Os sítios arqueológicos da Tradição Vieira são caracterizados pela construção de pequenos cerros, os cerritos, onde moravam e enterravam seus mortos. Por estarem situados próximos a locais geralmente alagados, acredita-se que eles construíam as pequenas elevações para manterem o acampamento em áreas secas.

No entanto, existem no Estado diversos sítios de cerritos em locais não alagados, próximos a morros ou a antigas dunas de areia. Assim, não sabemos a razão pela qual construíam esses aterros. Talvez os índios charruas e minuanos sejam os remanescentes desses grupos.


Um comentário:

  1. No entanto, existem no Estado diversos sítios de cerritos em locais não alagados, próximos a morros ou a antigas dunas de areia. Assim, não sabemos a razão pela qual construíam esses aterros. Talvez os índios charruas e minuanos sejam os remanescentes desses grupos. http://historiasgaucha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir